Para ter uma melhor qualidade de vida na saúde bucal, a odontologia tem tido um crescimento das áreas de atuação, se tornando uma solução para aqueles que precisam resolver a sua dor ou incômodo. Dentre tantas especialidades e tratamentos, a ortodontia é uma das mais procuradas pelos pacientes, pelo fato de ser focada em corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares. E dentro desta área, existem três modalidades que o dentista pode atuar:
É quando o problema de má oclusão já está estabelecido, sendo mais comum em pacientes adultos que não tiveram o acesso à ortodontia quando eram mais jovens. O tratamento para a correção vai depender do tipo e grau do problema, podendo ser necessário o uso de aparelhos ortodônticos e cirurgia ortognática.
Aqui o ortodontista identifica que o problema está começando a surgir e atua antes que ele se agrave. Normalmente, os pacientes costumam ser crianças dentição mista (com dentes de leite e permanentes na boca); o tratamento pode abranger o uso de expansores palatinos e aparelhos ortopédicos, de acordo com cada necessidade.
Voltada exclusivamente ao público infantil, a ortodontia preventiva atua antes que o problema comece a acontecer. O tratamento mais comum nesta área consiste no uso de expansores palatinos, que ajudam a preparar a boca da criança para receber os dentes permanentes e pode até mesmo eliminar a necessidade do uso de aparelhos fixos no futuro.
O apinhamento acontece quando há falta de espaço na boca para receber todos os dentes, ou quando o paciente possui dentes extras na boca. Também pode acontecer durante o nascimento do siso, que empurra os dentes ao lado para irromper a gengiva.
O tratamento pode ser feito com aparelhos ortodônticos ou alinhadores invisíveis e, dependendo do caso, também pode exigir intervenções cirúrgicas para a extração de um ou mais dentes.
É um problema comum em pacientes que fizeram o uso da chupeta ou da mamadeira por longos anos. Ele consiste na falta de contato entre os dentes da arcada dentária superior e inferior, dando a impressão de que há um buraco no sorriso da pessoa.
Para resolver esse problema, o ortodontista pode sugerir o tratamento com o aparelho ortodôntico fixo convencional ou com os aparelhos invisíveis, que aceleram o processo de correção.
A mordida cruzada é um problema que atinge os maxilares, causando a falta de alinhamento entre a arcada dentária superior e inferior. Para resolver esse problema, o dentista pode atuar com cirurgias ortognáticas, uso de aparelhos ortopédicos e ortodônticos.
Assim como no caso da mordida cruzada, é um problema que atinge os maxilares. No entanto, desta vez, o maxilar se projeta à frente da arcada dentária superior, fazendo com que o paciente tenha um desequilíbrio simétrico na face.
Chamamos de mordida profunda o problema onde os dentes da arcada superior “cobrem” os inferiores quando o paciente fecha a boca. Além da questão estética, pode trazer danos à funcionalidade do sorriso.
A utilização de aparelhos dentários varia do perfil do paciente, da etapa do tratamento e de qual problema precisa ser solucionado. Os aparelhos usados na ortodontia são:
Placas finas e transparentes que auxiliam na movimentação dos dentes que são removíveis a cada 14 dias. Eles são fáceis de higienizar, confortáveis e não machucam a boca, não alteram a estética do paciente e torna o tratamento mais rápido.
Aqui na Maxi Odonto, trabalhamos com os aparelhos invisíveis Invisalign – a marca pioneira neste tipo de tratamento e a número um em todo o planeta. Tudo para garantir o máximo de qualidade e conforto durante o processo de correção do seu sorriso.
Conhecido como aparelho safira ou porcelana, conta com uma estrutura feita em cerâmica, que possui a cor bem próxima à do dente natural. Ele é uma opção que possui como vantagem apenas a estética, agindo da mesma forma que o aparelho fixo convencional.
É um aparelho inovador que elimina a necessidade do uso das borrachinhas coloridas. Sua estrutura permite que o fio metálico seja ligado diretamente aos bráquetes. Isso faz com que o tratamento seja mais rápido e traz uma estética mais agradável ao sorriso do paciente.
A ortodontia pode trazer benefícios na área da estética porque consegue corrigir a posição dos dentes, encaixando os tecidos próximos à boca para estarem alinhados e tornar os lábios mais salientes.
Também uma saúde bucal de qualidade, pois com os dentes na posição correta, consegue alinhar a mastigação, evitando ter problemas bucais no futuro. A respiração, fala e a dicção melhoram por causa do alinhamento dos dentes e ossos maxilares, evitando tensão muscular e dores de cabeça.
E ainda traz uma melhor autoestima ao paciente por saber que a estética do seu corpo foi transformada através de um tratamento correto que influencia na sua qualidade de vida.
A Maxi Odonto é uma clínica multidisciplinar completa, que une mais de 10 anos de experiência em atendimentos na cidade de Salvador, com tecnologia de ponta e estrutura altamente qualificada, para oferecer as melhores soluções em tratamentos ortodônticos.
Tudo para cuidar do seu sorriso com cuidado, conforto e praticidade, atendendo todos os serviços necessários para concluir o seu tratamento ortodôntico em um só lugar. Agende uma avaliação e descubra como a ortodontia poderá transformar a sua vida.
Entre em contato conosco através do formulário abaixo ou nos envie uma mensagem via WhatsApp. Aproveite e conheça nossas redes sociais!
R. Barão de Loreto, 654 - Graça, Centro Médico Centenário, S/704 - Salvador - BA, 40150-270